skip to Main Content
Como A Tecnologia Para Advogados Transforma O Mercado Jurídico

Como a tecnologia para advogados transforma o mercado jurídico

Olá, Doutor e Doutora, como vão? Estou aqui hoje para dar-lhes um vislumbre sobre o panorama atual da advocacia, e de como a tecnologia para advogados vem transformando o mercado jurídico!

A imagem do advogado vestido em trajes sociais dentro de um escritório de advocacia está ficando para trás. O impacto das novas tecnologias e cada vez mais avançadas tecnologias resulta na consequente migração de escritórios para o home office, o que, por sua vez, resulta na redução de custos e rapidez no fluxo de trabalho entre outras mudanças.

Para entender melhor a evolução do mercado jurídico, listamos três fases que representam as principais eras da advocacia no Brasil:

  • Advocacia 1.0: esse termo remete ao tempo da advocacia entre os anos de 1827 e 1960, quando a advocacia atuava de forma autônoma, com comunicação escassa recursos limitados.
  • Advocacia 2.0: durou de meados da década de 60 até o início do século 21. Nessa época, houve um grande aumento dos escritórios de advocacia por causa da chegada de grandes empresas e a volta da democracia por meio da constituição de 1988.
  • Advocacia 3.0: chegamos no tempo em que a tecnologia para advogados está em plena expansão. Hoje um advogado atende clientes em lugares distantes por meio de uma videoconferência ou mensagem por rede social. Os papéis deram lugar a processos digitalizados. Até as audiências são transmitidas ao vivo.

Agora que toda essa evolução foi analisada, é possível aprofundar nos impactos que a tecnologia para advogados promove atualmente no mercado jurídico, e como isso afeta o Doutor e a Doutora.

1. Advocacia virtual ou e-advocacia

A advocacia virtual, ou e-advocacia, já é uma realidade para profissionais experientes e para os que não encontram oportunidades no mercado de trabalho jurídico.

Em um mercado competitivo como o brasileiro, que conta com mais de 1 milhão de advogados, é comum ver profissionais ou escritórios criarem o próprio site para postarem conteúdos estratégicos para captarem novos clientes.

  • Como está o seu site? Existe conteúdo voltado para pessoas que precisam dos seus serviços?
  • Esse conteúdo está sendo devidamente compartilhado em redes sociais e portais de cunho jurídico, para fins de disseminar a informação?

As tecnologias atuais possibilitam a grande oportunidade de criar um escritório virtual sem os custos que um escritório físico normalmente tem.

2. Redução significativa dos custos operacionais

Imprimir centenas de folhas, pagar contas de luz, água e telefone, e garantir o pagamento da equipe são custos que foram drasticamente reduzidos com o avanço da tecnologia para advogados.

Hoje os processos são digitalizados e o número de funcionários necessários foi reduzido.

A tecnologia também possibilita que o Doutor e a Doutora atendam a vários clientes em diversas localidades, sem precisar se locomover.

3. A tecnologia para advogados leva o profissional para qualquer lugar a qualquer momento

O uso de redes sociais para conversar com o cliente já se tornou comum. O advogado e o cliente não precisam mais se deslocar para alinhar as informações do processo e, dessa forma, o profissional economiza recurso e tempo para atender mais pessoas.

Estar presente fisicamente para que uma audiência seja realizada também deixou de ser um requisito necessário, tanto que há casos no qual o juiz utiliza a videoconferência para realizar audiências, por exemplo.

4. Maior disponibilidade para atender mais clientes

A principal vantagem da tecnologia no mercado jurídico é a economia de tempo.

Hoje a Doutora e o Doutor não precisam se deslocar para obter as atualizações do processo. Todo o acompanhamento pode ser feito por aplicativos específicos.

Com mais disponibilidade, o você pode se empenhar em elaborar conteúdo para se promover na internet, atender mais pessoas e planejar novas estratégias de captação e retenção de clientes.

O fato é que a tecnologia para advogados está transformando o mercado jurídico, o tornando mais competitivo, abrangente e acessível.

Mas, para que tudo isso funcione bem, é recomendável que todos os riscos sejam analisados e cada passo seja planejado com o máximo de cuidado! A Consultee te ajuda a construir um solo firme para o seu escritório de advocacia.

Um grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Back To Top