skip to Main Content
A Origem Do Símbolo Do Leão Do IRPF – Conheça A Razão Para Isso!

A origem do símbolo do leão do IRPF – conheça a razão para isso!

Você alguma vez já se perguntou o porquê de o leão ser o símbolo do IRPF?

Pois bem, se você partilha dessa dúvida e quer descobrir a origem do símbolo do leão para o IRPF, este post é para você! Hoje vou te contar como tudo isso começou.

A história do leão do IRPF!

Deixe que eu me apresente: eu sou a Lúcia, da Consultee Contabilidade! Hoje o meu recado é bem simples, pois vou te explicar sobre uma curiosidade e tanto!

Como será que o leão foi escolhido como o símbolo?

Bom, a ideia em si foi elaborada no final do ano de 1979, onde a Secretaria da Receita Federal precisava de uma campanha para incentivar os seus contribuintes a declararem os seus impostos de renda.

Após algumas sugestões de campanhas, foi sugerida a utilização de um Leão como destaque da campanha. A idéia era ter um símbolo que passasse respeito às pessoas, dando importância para a declaração do IRPF e, dentro destes requisitos, o símbolo do leão ganhou destaque.

A campanha começou a ser veiculada no início do ano de 1980, e acabou tendo um resultado imediato! As pessoas logo associaram a imagem do leão ao imposto de renda, o que rendeu cerca de 30 filmes comerciais durante o período de 10 anos!

Mas, por que o leão?

A figura do leão sempre foi tida como um animal imponente. Desde a idade média os leões são associados à realeza, como animais que representam poder e justiça. E foi seguindo esta linha de pensamento que a Receita Federal decidiu escolher o seu representante.

“O leão é manso e justo”!

As campanhas veiculadas pela Receita Federal traziam o seguinte bordão “O leão é manso e justo para quem faz tudo direito!”. O que era uma referência à famosa e temida malha fina, onde as pessoas que têm alguma pendência com a Receita Federal ficam em um processo de avaliação das informações declaradas. A famigerada “mordida do leão”!

A imagem do leão do IRPF ficou tão fixada no consenso popular que a palavra “leão” ganhou um novo significado:

  • Houaiss define Leão como: o órgão responsável pela arrecadação do imposto de renda;
  • Aurélio define leão: é o órgão arrecadador do imposto de renda;
  • Sacconi define Leão: é o serviço de arrecadação do imposto de renda;
  • Dicionário da Academia Brasileira de Letras define leão: é o órgão encarregado de recolher o imposto de renda;

Atualmente, a Receita Federal não utiliza mais a imagem do leão, entretanto, a campanha foi tão efetiva que até hoje as pessoas assimilam a declaração do imposto de renda ao majestoso felino!

Agora você já conhece o motivo de o leão do IRPF ter sido utilizado como o símbolo principal para o recolhimento de tributos. Por que não ter um ícone tão imponente como o rei da selva? Devido à cultura popular, é bem possível que o felino continue sendo o representante não oficial do Imposto de Renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top