skip to Main Content
  • Siga-nos nas redes sociais:

Você sabia que pode pagar alguns impostos de sua empresa, se quiser, após receber de seus clientes?

planooPara provar esta afirmação, vamos apresentar algumas particularidades do Planejamento Tributário, como é denominado, o estudo para o levantamento de alternativas legais, para uma empresa ou pessoa física potencializarem seus recursos financeiros, em sua jornada empreendedora e empresarial. E principalmente: pagar menos impostos.

Algumas são bem complexas e necessitam de um trabalho conjunto, entre um Advogado Tributarista e o Contador. Outras são mais simples e muitas vezes, por desconhecimento, deixam de ser aproveitadas.

É o caso da apuração/recolhimento de impostos federais pelo Regime de Caixa. Nesta modalidade, a base de cálculo, para a apuração dos impostos, é o valor dos recebimentos do mês e não o faturamento (notas emitidas).

Este conhecimento é muito importante, especialmente, em momentos de crise, quando há uma tendência de a  inadimplência atingir níveis mais elevados. Em consequência, ocorrerem solicitações em relação ao aumento do número de parcelas e de vendas a prazo. Assim pagar os impostos, somente após o recebimento, por exemplo, pode ser uma boa estratégia.

Para adotá-la, em primeiro lugar, é necessário informar a opção, que valerá para todo o ano, à Receita Federal.

Além disso, outra dica importante é a necessidade da manutenção de controles, especialmente, os dos recebimentos de clientes, que devem permanecer à disposição do Fisco para eventuais fiscalizações e a administração geral de seu negócio.

 

Consultee Contabilidade

Equipe de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top