Contabilidade: um farol a guiar empreendedores

farolNo oceano imenso de oportunidades de crescimento e lançamentos de novos empreendimentos, a Contabilidade, dia a dia, torna-se uma área essencial para garantir o sucesso, seja qual for o ramo de atuação e/ou tamanho da empresa. Trata-se de um farol que sinaliza aos interessados a melhor rota que os levará à terra firme dos negócios e a realização de seus sonhos.

No decorrer das empreitadas, muitas vezes, decisões erradas, escolhas equivocadas e falta de informações são algumas das causas que têm levado a pique muitas empresas. E junto arrasta e até enterra sonhos e esperanças acalentadas há muito tempo.

E ainda que o empreendimento tenha o potencial de um Titanic, não sobreviverá se o “comandante” não souber ou desconsiderar o que se apresenta como um ponto no mar e que pode surpreender a embarcação, se for revelado como um grande iceberg.

Mas muitos dirão que sabiam da existência de tantos desafios, há muito tempo. E outros aceitarão a derrota porque escolheram ignorar análises dos números de entradas e/ou saídas de recursos financeiros, demonstrados em balancetes e outros instrumentos que a Contabilidade fornece aos seus navegadores.

E muitos terão que admitir que não estudaram, atentamente, o ambiente de atuação, não fizeram reservas financeiras e não elaboraram planejamento de cenários A, B, C ou D para os seus negócios.

 

Por ser tão sério este comportamento, que leva a bancarrota tantas empresas, seja qual for o seu porte ou ramo de atuação, podemos dizer que os sinais que os nossos negócios nos apresentam, expressos em números, é como a febre para o sistema de saúde do nosso organismo. A febre é o efeito e não a causa. E invariavelmente, nos indica que algo não está bem. Este sintoma nos dá a oportunidade de tomarmos providências e sanearmos a situação. E se faz necessário que seja percebido, atendido e corrigido. Do contrário, provoca doenças e pode até levar a óbito.

Como cuidar melhor de nosso organismo empresarial

Tudo começa com um bom plano do negócio. Definido com clareza e precisão – indo do sonho até a realidade. É necessário detalhar cada área e etapa para fazer acontecer o sucesso de seu empreendimento. Existem diversas ferramentas e profissionais que poderão nos ajudar nesta jornada. O resultado é enxergar nosso negócio a curto, médio e longo prazos. O Canvas e o Planeja Fácil do SEBRAE, por exemplo, são dois modelos muitos eficientes.

A análise do fluxo de caixa de uma empresa pode indicar, com um ano de antecedência, o mês no qual haverá sobra de dinheiro para ser investido em projetos de melhoria. Ou indicar um determinado mês no qual o recurso financeiro não será suficiente. Ou seja, o empreendedor com dados sobre o seu negócio, em mãos, toma as providências necessárias para eliminar déficits e/ou incrementar seus planos.

Um balancete contábil mensal pode mostrar, claramente, se seus objetivos à curto prazo estão sendo atingidos. E mais do que isto, indica se as metas para médio e longo prazos estão sendo bem conduzidas ou se precisam de ajustes para seu cumprimento.

Um planejamento financeiro, um orçamento, para que se possa fazer um acompanhamento mensal do previsto e do realizado. Essa é uma boa maneira de verificarmos se estamos mesmo indo na direção que elegemos para o nosso negócio, que impactam em outras áreas de nossas vidas.

Outro ponto essencial é o de valorizar a força dos colaboradores, conhecidos como integrantes das diversas áreas da empresa. Mas, em verdade, eles não são um ativo da empresa. São pessoas que têm sonhos e objetivos para suas vidas. Escolheram compartilhá-las como integrantes de sua equipe. E têm muito para aprender e contribuir, por meio de suas competências, para a evolução de todos os públicos de interesse da empresa, especialmente, os clientes.

Que após esta reflexão, permita, você, que a Contabilidade seja mesmo o farol em seus empreendimentos e não somente a use para “dar a César o que é de César”. Ou seja, não contrate a Contabilidade para que ela trabalhe somente para atender as exigências do Fisco. E sim para que este farol o conduza para a realização de todas as metas de sua vida.

 

José Roberto X Paiva

Consultee Contabilidade

Quer receber artigos novos por e-mail? Increva-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *